... O site alenqueremos informa: ...

     
   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

________________

Acari, o peixe predileto dos

            (chi) ximangos

 

 

   (93) 9141-2371 / 9128-9424

 

 

 

 

 

 

  Culinária  

Nesta seção de culinária, temos algumas matérias da Revista Nosso Pará. Como a editora proibe a reprodução do conteúdo de seu site, colocaremos aqui apenas o link para as excelentes matérias. (Todas as matérias são da jornalista Annamaria Barbosa Rodrigues. Caros ximangos, se quiserem, colocaremos a sua receita neste  link de gastronomia. 

ISCA DE PIRARUCU AO MOLHO DA FORQUILHA:

Ingredientes: 1 kg de lombo de pirarucu fresco, 3 limões, 15g de sal, 50ml de suco de limão, farinha de trigo o suficiente e óleo para fritar.

Modo de preparo: Lave o pirarucu com limão e corte em cubos. Tempere o pirarucu com sal e limão, limão e reserve. Enxágue o pirarucu com papel absorvente e empane com farinha de trigo. Frito em óleo quente. Depois de frito, enfie um palito de cada cubo e sirva quente, com molho da forquilha.

Molho da forquilha: 1 cebola picada, 4 pimentas cheirosas picadas, 50ml de suco de limão, 1 pimentão verde picado, 1 maço de cheiro verde picado, a maço de chicória picado, 10 ml de vinagre, azeite oliva e meio copo de água.

- Junte todos os ingredientes e bata tudo no liquidificador. Caso o molho fique muito grosso, adcione água. Este molho é próprio para acompanhar a isca de pirarucu.

PIRARUCU NO LEITE DA CASTANHA À ANINGAL:

Ingredientes: - 1 kg de pirarucu, 2 copos de leite de castanha-do-Pará, 1/2 kg de batata, 300g de cenoura, 100g de azeitonas, 2 tomates, 1 cebola grande, 2 pimentões, 2 dentes de alho, cebolinha, pimenta-do-reino, limão, chicória e azeite oliva.

Modo de preparo: - Refogue os temperos (cebolinha, tomate, cebola, pimentão, alho, cheiro, cebolinha e chicória) no azeite e acrescente a pimenta-do-reino e o limão. Depois coloque a batata e a cenoura, que já devem estar pré-cozidas. Ponha a azeitona, sal e a metade do leite de castanha-do-Pará. Deixe ferver um pouco. Coloque o piraruru, acrescente o resto do leite e mais um pouco de azeite e deixe ferver por 30 minutos. Depois só enfeitar o prato com batatas em rodelas e ovos. O prato pode ser servido com arroz branco e vinho branco.

TAMBAQUI NA BRASA À MODA DA LUANDA:

Ingredientes: - Uma banda de tambaqui grande, 100g de azeite oliva, 100g de alho, 4 limões, 20g de colorau, 20g de pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo: Limpe bem o tambaqui com água corrente. Faça a vinha  d" alho, pimenta-do-reino, azeite de oliva, colorau, sal e limão. Deixe marinar por 30 minutos. Coloque pra esquenta a grelha e em seguida o tambaqui, ao virar o peixe remolhar com a vinha d' alho. Sirva com um molho de pimenta e farinha do Uruxí.

______________________________

 PIRARUCU DE CASACA  À SURUBIÚ:

Ingredientes: - 1/2 kg de pirarucu seco, 2 bananas bacovão fatiadas e fritas, 1/2 kg de farinha bem torrada, 1 caixa de passas sem caroço, 100g de ameixas pretas, 2 ovos cozidos, 100g de azeitonas, tomate, pimentão, cebolinha, coentro, chicória e azeite de oliva, a gosto.

Modo de preparo: Primeiro, comece colocando o pirarucu de molho em bastante água, na véspera. No dia seguinte, lave e escalde para tirar o gosto excessivamente salgado do peixe. Asse na brasa ( ou no forno, se preferir), deixe esfriar e abra em fatias finas. Faça uma farofa, usandoas ameixas, passas e farinha, e ainda um pouco de azeite na mistura (não leve ao fogo. Refogue as verduras no azeite, começando pela cebola. Coloque em camadas num prato refratário: farofa, pirarucu, refogado e banana frita. Está pronto! Para dar um toque requintado, enfeite com ovos cozidos e azeitonas e leve ao forno brando para corar.

______________________________

BOLINHO DE PIRACUÍ  À CHIMANGA:

Ingredientes: - 2 colheres (sopa) de óleo, 2 dentes de alho amassados, pimentinha verde picada a gosto, 1 maço de coentro, salsinha e chicória picado, 1/2 de farinha de piracuí, 1 1/2kg de batatas cozidas e espremidas, sal a gosto e óleo para fritar.

Modo de preparo: - Numa frigideira com óleo, refogue o alho. Acrescente a pimentinha, o coentro, salsinha e a chicória e refogue. Misture esse tempero com a farinha de piracuí. Junte a batata à farinha de peixe e acrescente o ovo. Misture bem, tempere se necessário e forme os bolinhos, com as mãos. Numa panela média, esquente bem o óleo e frite os bolinhos aos poucos, até dourarem por igual. Sirva quente.

__________________________________

BOLINHO DE PIRACUÍ  A MODA XIMANGA :

Ingredientes: - 1 kg de piracuí, 1 kg de farinha de quibe, 100g de cebola, 50g de pimenta cheirosa, 1 maço de cheiro verde, 1 lata pequena de azeite galo e 10g de alho.

Modo de preparo: - Deixe a farinha de quibe de molho na água por 3 a 4 horas e escorra bem, usando um crivo fino. Refogue o piracuí (após peneirado) com 5 colheres de azeite e todos os temperos cortados em cubinhos.

Retire do fogo o refogado e acrescente à farinha de quibe misturando bem. Unte um tabuleiro com azeite e espalhe a mistura, cobrindo todo o tabuleiro. Acerte bem a mistura, com o auxílio de uma colher ou pá de bolo. Faça retangulos não muito grandes com uma faca e derrame azeite nod cortes. Leve ao forno quente por quinze minutos.

Obs: Pode ser feito como o quibe tradicional, ou seja, frito.

________________________________

TUCUNARÉ AO FORNO À ITACARARÁ:

Ingredientes: -  1 tucunaré, dos porrudos.

Para a vinha d' álho: - Suco de limão a gosto, 1 maço de cheiro verde, folhas de alfavaca, 1/2 maço de chicória e sal a gosto.

Para a farofa: - 1/2 xícara de farinha d' água, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média cortada em pedaços, 2 tomates cortados em pedaços, 1 pimentão verde cortado em tiras finas, 1/2 xícara de leite de coco, 100 g de camarão pequeno e sal a gosto.

Modo de preparar: - Lave o peixe e coloque numa travessa com a vinha d' alho por duas horas. Enquanto isso, prepare a farofa: numa panela com azeite, coloque a cebola e frite até começar a dourar. Junte o camarão, tomate e pimentão e refogue até ficarem macios. Acrescente o leite de coco e a farinha. Misture bem e tempere. Unte uma assadeira com azeite. Reserve. Abra o peixe pela barriga e recheie com a farofa. Feche com palitos. Coloque o peixe na assadeira, regue com um pouco de azeite e leve ao forno médio (180oC), preaquecido, por 30 a 40 minutos. Retire do forno e sirva com arroz e jambú.

______________________________________

PICADINHO DE TAMBAQUÍ  A MODA DO URUXÍ:

Ingredientes:

- 1 kg de filé de tambaquí, 1 tomate cortado em cubos, 1 cebola média, picada, 1 pimentão verde médio + (chicória, alfavaca, coentro, salsa, cheiro verde e cebolinha), 1 pimenta de cheiro, 2 dentes de alho picados, 2 limões, azeite oliva e sal a gosto.

Modo de preparo:

- Corte o tambaqui em pedaços e lave em água corrente com limão. Passe o peixe na máquina de moer juntamente com 1/2 cebola, 3/4 de tomate, 3/4 de pimentão, pimenta de cheiro, um dente de alho e o resto do tempero.

- Em uma frigideira com azeite, refogue um dente de alho, 1/2 cebola, 1/4 de pimentão, 1/4 de tomate, e o restante do tempero, sal a gosto e, por último, o tambaqui. Frite e sirva-se a vontade.

__________________________________

1- NOSSOS PEIXES: OS DONOS DAS ÁGUAS (Clique aqui)
Excelente matéria que fala sobre alguns dos principais peixes de nossa região. Muitos ficaram de fora, como o tucunaré, pacu e o tambaqui, mas o nosso acari está nésta matéria que, inclusive, elogia o piracuí alenquerense como sendo o melhor existente. Matéria imperdível e de agradável leitura.

2 - RECEITAS DE PRATOS FEITOS COM PEIXES DA REGIÃO (Clique aqui)
Também da Revista Nosso Pará...

3 - TARTARUGA, MUÇUÃ E OUTROS QUELÔNIOS (Clique aqui)
Também da Revista Nosso Pará...

4 - O TUCUNARÉ (Clique aqui)
Estas e outras matérias sobre os peixes (e receitas) de nossa região pode ser acessados diretamente na seççao de culinária da revista Nosso Pará.

Seu lugar na Internet!